Iniciativa Marvel Amálgama 2 - Quarteto Fantástico




E ai amigos leitores, blzinha? Continuando com a I.M.A., agora vamos apresentar 2 decks que são muito populares entre os jogadores, e que possuem um casal famoso, principalmente no Battle Scenes, Sr. Fantástico e Mulher Invisível. Quem nunca viu esses dois personagens juntos em cena? Pois são eles o núcleo dos deck's de Quarteto Fantástico (Fab4). Confira agora o meu deck e o do Dr Jozeca, analisados pelo sempre eloquente Daniel.



Deck 1 (Ivan) - Turno Infinito 

Personagens:  26 
3 - Sr. Fantástico  
3 - Mulher Invisível  
3 - Fênix 
3 - Dr. Octopus 
3 - Serpente da Lua 
3 - Professor Xavier (ET) 
2 - Magneto (ET) 
2 - Magneto (UM) 
2 - Vampira 
2 - Dr. Destino 

Suportes: 04  
2 - Fantásticarro 
2 - Máquina Diabólica 

Cenários:  06 
3 - Retirada Estratégica 
3 - Treinamento Mental 

Habilidades: 24 
3 - Roubo de Ideias 
3 - Pensar Rápido 
3 - Despedaçar a Realidade  
3 - Atrasar 
3 - Circundar 
3 - Fragmentação Molecular 
3 - Poltergeist 
3 - Assombrar 


Esta é uma nova roupagem para um velho deck, combinando os já conhecidos telecinéticos, os famigerados Atrasar e Circundar e agora, os mais novos Assombrar e Fragmentação Molecular, nos acabamos por ter um deck gerador de turno, controlador e destruidor de decks, tudo num só. A estrategia de gerar turnos infinitos com o combo Xavier (ET) + Despedaçar a Realidade + Telecinético (qualquer um) + Sr. Fantástico, substituiu o velho combo que necessitava de 6 ou 7 cartas para funcionar. Roubo de Ideias + Atrasar + Circundar são a receita para um bom controle de mão e mesa. Fragmentação Molecular é uma nova opção de dano, para tirar aqueles personagens que não podem mesmo ficar em jogo e, finalmente, Assombrar e Poltergeist, para acabar com o deck de seu oponente. Este é um deck bem difícil de se controlar e usar, mas quem domina tal estrategia raramente perde.




Decks de combo, o que falar deles? Eu não gosto de combos nesse tcg, pois "combar" no tempo certo num jogo lerdo de saída como o Battle Scenes é muito difícil. A grande vantagem que antigo fab4 (até Universo Marvel) possuía era sua enorme versatilidade, onde o combo com o Despedaçar a Realidade era um a mais no deck e não a premissa principal. Porém, de todas as recentes versões de combo do turno infinito (o combo mais eficiente até o momento), esta é a que eu mais gostei, ela tem um pouco de agressividade com a Fragmentação Molecular, tem a versatilidade da Vampira, a chatice do Magneto (anti Fazer Esquecer e carcajus), a também a "pentelhice" da Serpente da Lua e sua capacidade de cagar a mesa do oponente. Agora, sério mesmo, eu não entendi o Dr. Destino no deck, um bicho gordo, onde não há  nenhuma opção de ataque. Pra que cara pálida? Com o Dr. Octopus e o Magneto, o deck já tem vilões suficientes para a Máquina Diabólica. Acho que o Forge no lugar dele mais eficiente, pois agiliza melhor o deck, que por se tratar de um combo, rapidez é tudo. Outro ponto falho do deck reside no ponto que é necessário que os personagens estejam na mesa, então num jogo onde há a regra do mirror, o cenário Invasão Secreta ou Universo Paralelo (para os menos afortunados que não foram para sampa) é must have nesse deck.
 


Deck 2 (Doc) - Fantastic Four Reborn 

Personagens: 23


3 - Sr. Fantástico

3 - Mulher Invisível
3 - Carnificina
3 - Serpente da Lua
2 - Dr. Octopus
2 - Forge
2 - Homem de Ferro (UM)
2 - Wolverine (UM)
1 - Vampira
1 - Coisa
1 - Fênix

Suporte: 3


3 - Máquina de Bloqueio Mental

2 - Fantásticarro

Cenários: 8

2 - Convocar Reforços

2 - Movimento Imprevisível
2 - Invocar o Relâmpago
2 - Retirada Estratégica

Habilidades: 24

2 - Treinamento Intenso

3 - Invenção
3 - Roubo de Idéias
3 - Atrasar
2 - Rocha
2 - Poltergeist
2 - Assombrar
3 - Despedaçar a Realidade
3 - Circundar
1 - Carregar Para Longe



O velho Fab4.... Parti do pressuposto que o pedido era uma releitura do deck dominante em Universo Marvel e não um deck de quarteto fantástico (quem gosta do quarteto fantástico!?). Tentei manter a premissa de antecipações defensivas, visando controle de capacitações, mas como atualmente há muita agressividade nas habilidades de custo 1 (olá Loki) adicionei a Máquina de Bloqueio Mental tentando fortalecer o controle. Invenção e Roubo de Ideias são melhores que Pensar Rápido nesse contexto e o treinamento Intenso entra mais como fixer de habilidades do que como agressor...
O maior problema aqui será o famigerado Portal para o Microverso... Invocar o Relâmpago pode ajudar tirando as Garras Imoladoras. Aqui a estratégia é ser muito veloz e jogar pra tombar.

Quem precisa do Tocha?

 
Este deck tem uma versatilidade incrível, controla (Circundar, Atrasar, Invocar o Relâmpago etc), gera recursos (Poltergeist, Assombrar, Forge + Retirada Estratégica), compra cartas (Invenção e Roubo de Ideias), tem dano (Rocha e Carnificina), assim como o antigo fab4 também tinha (a releitura foi muito bem feita), o deck esta muito bacana, porém.... tá torto e ultrapassado para o atual formato (meta). Sim, torto e velho. Torto pq eu acho que combinar Circundar só com o Senhor Fantástico para capacitação extra, com a Máquina de Bloqueio Mental algo não muito atrativo, não há vantagem na maioria das vezes em trocar duas capacitações por uma (só se for muito cirúrgico). Também por que a escolha de personagens não está muito boa, 3 Carnificina e 2 Wolverine ao invés de 2 do primeiro e 3 do segundo, 1 Coisa no lugar da Mulher-Hulk. Já, o deck está velho pq não há muita opção nele contra o Portal para o Microverso (o que foi bem frisado pelo Dr. Jozeca), mais ainda, contra ele com o Loki, Capanga do Rei, Mercúrio e Atirador Posicionado, ou seja, o que fazer contra as ações na preparação (o maldito "relóginho"), ainda mais sem escudo? Porém, acredito que a mecânica de controle de incapacitação representada pelos Circundar e Atrasar com Máquina de Bloqueio Mental e formas de capacitação extras (Capitão América, Mansão dos Vingadores, Treinamento Mental, Revigoramento Incrível, além do borracha) promissora e que pode ser trabalhada, pois eu acho que o que mais prejudicou ela com certeza, foi o grande número de habilidades que funcionam no 1 (Rompantes, Golpe Treinado, entre outras) e, isto, a máquina consegue contornar.
 
 
 

Casal fantástico chateado por que não é mais o meta. Fiquem tristinhos não.


Conclusão

O grande problema para o Fab4, ao meu ver, é que hoje não há espaço para algo tão versátil como havia antes e, isto, era o grande trunfo deste deck. Hoje, para o deck ser competitivo ele tem que ter uma estratégia definida e seguir ela a quase que 100% à risca, sem planos B muito contundentes ou tentar fazer de tudo um pouco, pois o formato está bastante agressivo. Outra coisa, é a impossibilidade de lidar com algumas situações, ou seja, de responder as ações imprevistas e assim, esse tipo de deck precisa ter alguma proteção, seja com Sugestão Coletiva para lidar com cenários, réplicas e Loki (onde o deus da trapaça é protegido), entre outras. Por fim, o Loki e o Mercúrio comem o seu controle, representado pelo Atrasar e Circundar, com farinha e ketchup. Porém o deck do Ivan se propôs a uma estrategia clara e eu arriscaria trabalhar, treinar e jogar com ele. Mas cá entre nós, ele é um Fab2 não um Fab4, rs.


Um grande abs,
Team Amálgama

Nenhum comentário:

Postar um comentário