Iniciativa Marvel Amálgama (IMA) - Mission 1 - S.H.I.E.L.D



Salve Salve!!!


Inauguraremos esse espaço com 2 decklists com a temática SHIELD (e seus contratados). Foram várias as sugestões que certamente serão utilizadas nas próximas semanas, mas obviamente continuaremos aceitando as idéias de todos que comentarem nessa coluna também, ficamos animados com a resposta da galera e aproveitamos para agradecer a todos
Mas sem mais delongas, vamos aos decks, em Azul as avaliações do Doc, em Verde as palavras do Ivan e em Branco, os comentários sempre precisos de Daniel "The Doll".



Deck 1 (Doc) - SHIELD - Pew Pew Reloaded

Personagens (Exército): 23


3 Forge   (Senhor das Armas)

3 Nick Fury (Comandante Bom)
3 Rei do Crime (Comandante Mau)
3 Viúva Negra (Sargento Bom)
3 Mercenário (Sargento Mau)
2 Agente S.H.I.E.L.D. ET (Soldado Bom)
2 Agente S.H.I.E.L.D. UM (Soldado Bom)
3 Capanga do Rei ET (Soldado Mau)
1 Capanga do Rei UM (Soldado Mau)

Suportes (Artilharia Pesada): 14


2 Veículo de Combate S.H.I.E.L.D. (ET)

2 Veículo de Combate S.H.I.E.L.D. (UM)
3 Portal para o Microverso
2 Canhão Automático
3 Toupeira Mecânica
2 Máquina Diabólica

Cenários (Zonas de Guerra): 11


3 Fogo Cruzado

3 Convocar Reforços
3 Onda de Pânico
2 Retirada Estratégica

Habilidades (Armamento): 12


3 Granada de Mão

3 Metralhadora
3 Atirador Posicionado
3 Rompante de Precisão



Bom, tentei montar um deck com uma certa hierarquia militar e com uma simetria entre bons e maus soldados no "organograma" na instituição. Como não podia deixar de ser, o deck S.H.I.E.L.D. é um deck baseado em ataque a distância, com um plano B engraçadinho...
A ideia do deck é bastante simples, encha a mesa com o máximo de personagens possível (pegue outra mesa emprestada... é gente pra burro). De preferência traga o Forge para o jogo via Convocar Reforços e abuse do poder do bigode de trazer os suportes para a cena. Atire e atire muito, começando por inviabilizar os danos em área. Se não for o suficiente, apele para a vantagem numérica, traga a Máquina Diabólica e tente deckar esse miserável que não toma tiro.






Esta versão do deck S.H.I.E.L.D. é bem bacana, pois ela é baseada em suportes e bichos pequenos e, assim, você monta uma mesa enorme (a favela) rapidamente com o Forge agilizando a parada, onde um monte de bicho podre (como os agentes) causa dano a torto e direita com os tanques. O Canhão Automático e os Capangas do Rei batendo na fase de preparação com o Portal para o Microverso (além de todo exército) é uma combinação bastante perigosa e letal. Já, o plano B, observado pela Máquina de Bloqueio Mental é bonitinho, mas eu duvido que alguém consiga ganhar desse jeito, mas é plano B mesmo... então que se exploda, hehe. Eu realmente achei brilhante a ideia do Forge, do Portal para o Microverso e do Rei do Crime, acho que aumenta a versatilidade do deck. Porém mesmo com a Onda de Pânico e por conta das poucas habilidades, esse deck é carente de recursos, outro ponto ruim é a extrema dependência do Forge, pois o deck usa e abusa de suportes (14) e, por fim, não me agrada num deck com pouca capacitação, necessitando desta para usar os tanques e afins, e que possivelmente não jogue com cartas nas mãos (visto pelos Convocar Reforços) para capacitar, ou seja, um efeito surpresa pode ser horrível para este deck.



Deck 2 (Ivan) - Classic S.H.I.E.L.D 

Personagens: 18

3 - Nick Fury
3 - Agente da S.H.I.E.L.D. (UM)
3 - Agente da S.H.I.E.L.D. (ET)
3 - Gavião Arqueiro
3 - Viúva Negra
3 - Capitão America

Suporte: 12

3 - Veiculo de Combate S.H.I.L.D. (UM)
3 - Veiculo de Combate S.H.I.L.D. (RT)
2 - Canhão Automático
2 - Interceptador de Voz
2 - Portal Para o Microverso

Cenários: 12

3 - Convocar Reforços
3 - Fogo Cruzado
3 - Ataque Surpresa
3 - Manchete do Clarim

Habilidades: 18

3 - Granada de Mão
3 - Franco-Atirador
3 - Atirador Posicionado
3 - Metralhadora
3 - Rompante de Precisão
1 - Escudo do Capitão
2 - Treinamento Intenso

Este deck visa ser temático e eficiente, com um bom numero de opções de ataque, alto nível de escudo, personagens relativamente baratos, varias combinações de ataque e fácil numero de capacitação o  deck de S.H.I.E.L.D. se torna rápido e eficiente. O Uso de Portal para o Microverso tem que ser estratégico, somente entrando para finalizar. Manchete do Clarim aumenta a efetividade de dano, e Canhão Automático é mais uma opção de ataque na fase de preparação.







Sobre esta versão do deck S.H.I.E.L.D., ela é bastante clássica. Gostei bastante da combinação de Manchete do Clarim + Portal + Atirador Posicionado ou o Capitão América usando o Treinamento Intenso e depois metendo o Escudo na geral. A proposta desse deck é diferente da anterior, como se observa, este é mais baseado nos cenários para os personagens (Ataque Surpresa e Manchete) ao invés de cenários para construção de mesa (Onda de Pânico), além de ser imensamente mais apoiado em habilidades do que em suportes. Eu acho que nessa proposta de deck não há muito o que fazer, e não gosto dela por achar extremamente limitada. Mas, uma boa mão pode ser letal e você com certeza irá deixar seu oponente puto com a quantidade de dano que você poderá causar (ainda mais com um Portal em mesa) e arrebentar um Hulk ou Fanático como se fosse papel.



Conclusão

Bom, sobre os dois decks, eu acho que nenhum deles vê jogo no atual meta por conta da enorme quantidade de Pikachu's presente no formato. Porém, ideias boas como o Portal para o Microverso (bater na preparação potencializado) e o Forge são ótimas e não podem ser descartadas quando se pensa em decks da S.H.I.E.L.D. Eu sugiro que você leitor pense nelas com carinho e teste o Cable e a Serpente da Lua, com Sugestão Coletiva para tentar contornar o Pikachu (em quaisquer uma delas). Acho que para construção de mesa, um Poltergeist ou Assombrar podem ser mais eficientes ao invés da Onda de Pânico, até porque o Forge, o Cable e a Serpente da Lua também são telecinéticos (e cenários não tem durado em mesa). Por fim, o importante é se divertir e ambos os decks são gostosos e bacanas de se jogar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário