Relato (atrasado) do torneio na Jambô 23/03/2014


Com um pequeno atraso de uma semana, venho até vocês contar o épico que foi o torneio na Jambô do dia 23/03. Me acompanhe neste relato onde, do fundo do poço eu saio e retorno para as luzes da ribalta.


De cima para baixo e da esquerda para a direita: Camila, Tito, Roberta, Braian, Diogo e Briane.
Este torneio foi bem diferente para mim, eu não tinha conseguido minha box de Poderes Ocultos no Sábado, e sabia que se fosse para o torneio, enfrentaria muitos jogadores que já possuíam seus decks atualizados com as cartas novas. Alem disso, estava um pouco desanimado com o cenário de Battle Scenes, mesmo com a nova expansão, sem falar do cansaço que seria para mim, pois eu sairia do meu trabalho e iria para o torneio.

Conversando com meus amigos do Amálgama, decidi ir para o torneio com o intuito de me divertir, resolvi voltar as origens e montar meu antigo deck de Vingadores, agora atualizado com as cartas de Evolução Tática e algumas outras de Universo Marvel que na época eu não dispunha. claro, esse deck não era nada TOP, não tinha o proposito de ganhar, mas sim de me divertir.

Cheguei na Jambo e me deparei com algumas surpresas, primeiro, o pessoal de Caxias não estava presente. Isso era triste, eles sempre nos proporcionam grandes confrontos. Segundo, um bom número de novos jogadores, 4 ao todo, e isso já me fez ficar um pouco mais animado. Antes do torneio começar eu consegui fazer uma única troca, e coloquei no meu deck a única carta de Poderes Ocultos, Escudo Improvisado, mau sabia eu que esta carta me daria muitas vitórias, se não acredita, continue lendo.

Axel vs Briane, Eu (de boné) vs Roberta, e Braian dando um apoio para a irmã.
Deck do Ivan:

Personagens:
2 Dr. Destino (UM)
3 Thor (UM)
3 Forge
3 Homem de Ferro (UM)
3 Maquina de Combate
3 Destinobô
3 Capitão América

Suportes:
3 Mansão dos Vingadores

Cenários:
2 Retirada Estratégica
2 Explosão Certeira
3 Fogo Cruzado

Habilidades:
1 Escudo do Capitão América
1 Mjölnir
1 Escudo improvisado
2 Circundar
2 Treinamento Intenso
2 Concentrar Poder
2 Onda de Choque
2 Onda de energia
2 Pensar Rápido
3 Invenção
3 Raio de força
3 Rompante de Brutalidade
3 Sequencia de Golpes
3 Granada de Mão

Meu primeiro confronto foi contra a Roberta, namorada do Tito, era a primeira vez que ela jogava um torneio, mas eu sabia que não seria fácil, ela deveria treinar muito com o Tito, que é um grande jogador, além disso ele é um colecionador, por tanto o deck que a Roberta estivesse usando estaria completo, com certeza. Qual foi minha surpresa quando ela começa o jogo colocando seus Vingadores em cena. Eu já tinha uma meta traçada na minha cabeça, se eu perdesse duas partidas eu iria dropar e ir para casa mais cedo. Tive que fazer algumas trocas para comprar cartas, já que não tinha nada que resolvesse meu problema de mirror, e para que ela não colocasse a sua mansão em cena (que eu acreditava que ela usasse) resolvi colocar a minha. Coloquei também o Dr. Destino, bem carregado e acompanhado de 2 Destinobô. Esta cena inusitada resultou em uma foto digna do Clarim Diário: "Dr. Destino invade a Mansão dos Vingadores". 

O combate estava franco, mas cometi um erro e em um ataque retirei a Habilidade errada. Em um combate você pode errar, assim como pode contar com o erro de seu oponente, eu estava contando que a Roberta não notasse que eu errei, mas alguns papagaios de piratas que estavam ao meu redor alertaram minha jogada errada, isso foi o suficiente para que eu perdesse o jogo. É difícil jogar contra vários oponentes ao mesmo tempo, ainda mais quando são afiliados ao seu desafeto, muitos desses jogadores esperam que eu sempre perca, só por que minhas opiniões são fortes contra eles.

Dr. Destino invade a Mansão dos Vingadores e o homem de Ferro tenta impedir.
Com minha primeira derrota, a volta para casa se aproximava, meu segundo confronto foi contra outra jogadora nova, Briane, mesmo sendo sua primeira vez em um torneio, seu deck estava bem montado, incompleto, mas com objetivo e sinergia entre os Personagens e suas Habilidades. Durante o decorrer do jogo dei algumas dicas e sugeri algumas jogadas, mas no fim meu deck se mostrou superior e obtive minha primeira vitória. No final do torneio dei algumas cartas para Briane incrementar mais seu deck, seguindo a politica dos "Capangas do Fabian" de sempre ajudar os jogadores novos.

Roberta (esquerda) e Briane (direita).
No meu terceiro confronto eu enfrento o Tito, velho conhecido, grande jogador e colecionador. Minha única vantagem neste confronto é saber que tipo de deck o Tito gosta de usar, mesmo assim, ele é um jogador duro, sempre me tirando vários pontos nos nossos confrontos. Quando ele revelou suas Habilidades na mão inicial, vi que estava com um deck de Lâminas, meus Vingadores estavam preparados para ações de Antecipação, porém, demorou para um Fogo Cruzado vir na minha mão, e a demora me custou 12 pontos. O confronto foi bem apertado, e minha atenção estava redobrada, já tinha cometido um erro contra e namorada dele, não faria o mesmo agora. Assim que pude eu finalizei, foi um grande confronto.

De cima para baixo e da esquerda para a direita: Camila, Roberta, Diogo, Tito, Adriano e Marcelo Gajko (um dos famigerados Gajko) 
Meu retorno para casa havia sido adiado novamente, nesta altura já estava a mais de 24h acordado, me encontrava cansado e com dor de cabeça. A quarta rodada saiu e eis que enfrento Braian, irmão mais velho da Briane, mais um jogador novo, porém, muito talentoso. Ele, assim como o Tito, usava um deck de Lâminas, novamente meu deck tinha uma certa vantagem, porém, seus personagens também se curavam, e isso poderia ser um problema. Desta vez o Fogo Cruzado não me deixou na mão, o combate foi relativamente rápido, e obtive um dos meus placares mais elásticos, 20 a 04. Assim como fiz com a Briane, no fim do torneio dei algumas cartas de Lâminas para que Braian pudesse melhorar seu deck, que já estava bem montado e coeso.

Braian x Adriano.
Quinta rodada, não esperava ter chegado tão longe, confesso que TUDO convergiu para esse momento, mesmo exausto eu estava lá, prestes a disputar o segundo lugar, ou, se o Axel ganhasse do Thiago Gajko, embolar todos os quatro primeiros. Quando o quinto confronto foi definido eu já sabia quem era meu oponente, e não podia ser melhor, era meu arqui inimigo, meu rival, meu nêmesis, Wagner Macedo, o Edir Macedo do Battle Scenes, dono do site Marvel TCG. Minha  vantagem era saber exatamente o que o Wagner ia usar, conheço o tipo de jogador que ele é, aquele que tem medo de inovar, de arriscar, nunca indo muito longe da proposta original de seu deck anterior. Dês de que eu o conheço ele joga com Quarteto Fantástico, em todos os decks que ele fizer, sempre vai ter Mulher Invisível e Sr. Fantástico, Circundar e Atrasar. Meu deck tinha como evitar tudo isso. Seria um combate que eu não poderia perder. Eu abri com Homem de Ferro e Capitão América, e ele, como sempre, colocou em jogo Mulher Invisível e Sr. Fantástico e Surfista Prateado. Rapidamente consegui despachar os 3, abrindo ligo 11 pontos de vantagem. Porém, meus personagens ficaram bem fragilizados, ele rendeu uma Mulher Invisível que já estava capenga e comprou uma carta, mas chegou perigosamente a 14 pontos. mesmo assim derrotou meu Homem de Ferro e meu Capitão. Eu tinha jogado até a pia da cozinha para conseguir uma boa pontuação, isso me deixou sem nem uma carta na mão, em contra partida, Wagner conseguiu montar sua mesa novamente, colocando mais 1 Mulher Invisível (terceira na mesma partida), Sr. Fantástico, Tocha Humana e mais um Surfista. Assim, no inicio do meu turno eu "tombei" para os recursos 7 cartas do topo do meu deck (4 personagens + 2 prêmios + nem um personagem), muitos nesta situação se dariam por vencido, seu oponente com a mesa bem armada e você sem cartas na mão, só jogando com o topo do deck, e pra piorar, na minha primeira compra vem uma Habilidade, descarto e passo, Wagner capacita a galera e passa, eu tombo mais 7 cartas e compro 1 Mansão dos Vingadores, nada útil no momento, mas eu seguro essa, passo e o Wagner não faz nada, meu turno e tombo mais 7, compro 1 Forge, que no momento serviria só para acelerar minha morte, mas seguro ele também, passo, novamente o Wagner so descarta cartas e passa. No quarto turno em que tombo mais 7 cartas, compro 1 Explosão Certeira, essa carta é boa, e já tinha endereço certo, tirar o maldito Atrasar do borracha, mais uma que eu seguro. No turno do Wagner ele coloca uma Mulher Hulk, e isso me força a tombar 8 cartas, totalizando 32 cartas. A cada turno que eu não fazia nada e só tombava, eu via no semblante do Wagner o ar de "já ganhei". e para ele, era só uma questão de tempo até meu deck acabar. Mas ele me menosprezou, dês de o começo eu construí TODOS os meus decks baseado no máximo do aproveitamento das Habilidades por parte dos meus Personagens, eu sabia o que estava fazendo, e sabia também que o que viesse agora me daria a vitória ou decretaria minha derrota; no meu deck eu não tinha mais do que 5 cartas restantes; e eis que eu compro 1 Thor. O jogo recomeçava para mim. Baixo Explosão Certeira e tiro Atrasar, assim ele ficava sem nem uma antecipação, coloco Mansão dos vingadores, logo após coloco Forge carregando 1 Granada de Mão e 1 Invenção e mais 2 cartas que sairiam com o uso de Onda de Energia, então baixo Thor com Mjölnir, Escudo do Capitão América, Granada de Mão, Escudo Improvisado, Concentrar Poder e Onda de Energia. Uso a Onda de energia e desabilito todos os personagens do Wagner. No turno do Wagner ele consegue destruir o Forge, me levando a 12 pontos, causa dano no Thor tirando o Escudo Improvisado, consegue também usar Impacto Arcano, mas não revela nem um Personagem, e por tanto não causa nada de dano, por fim, usa o Borracha e carrega Simbionte Venom nele mesmo. Quando meu turno se inicia eu já prevejo minha vitória, ele só tem a antecipação do Simbionte para usar, eu compro uma Habilidade que uso para capacitar o Thor e com a Mansão levá-lo a 2. Na antecipação, Wagner usa simbionte e tira o Mjölnir, Thor, usando sua Granada de Mão Asgardiana, enxerga um Tocha Humana debilitado, com escudo 23, mas com apenas 2 de vida, e não titubeia, arremessa sua Granada no Palito-de-Fosforo, derrotando assim meu rival com o placar de 14 a 12. Um verdadeiro épico para entrar nos anais do Battle Scenes.

1ª Lugar: Thiago Gajko, 2ª Lugar: Ivan Rocha, 3ª Lugar: Wagner Macedo.
Neste domingo eu fiquei acordado por 33h consecutivas, montei meu deck as vésperas do torneio, não tive (e ainda não tenho) com quem trinar dês de o torneio do dia 16/02, e mesmo assim consegui uma heroico segundo lugar. Se eu consigo esta façanha, qualquer um consegue, e que fique aqui uma lição, o jogo só acaba quando termina, nada, absolutamente nada esta completamente perdido enquanto você ainda tiver cartas no deck e seu oponente não tiver conquistado 15 pontos.
Agradeço a todos pela paciência, desculpem o atraso deste relato, mas esta semana foi muito corrida para mim, obrigado a todos que acompanham nosso blog, e continuem conosco nesta nova fase de Poderes Ocultos.

Parabéns a todos que participaram do torneio, principalmente aos jogadores novos, espero ver todos muito em breve, abraço a boa semana.

Em pé, da esquerda para a direita: Camila, Thiago, EU, Diogo, Matheus, Wagner, Tito, Roberta. Agachados, da esquerda para a direita: Axel, Braian e Briane. Foto para ficar na recordação de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário